Amado Menezes Filho, 64

Sateré-Mawé

Amado Menezes Filho, 64 anos, Tuxaua-Geral dos Sateré-Mawé faleceu no dia 15 de outubro de 2020, na cidade de Parintins-AM, vítima da COVID-19 e da negligência governamental com a saúde indígena. 

Um dos fundadores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira e grande liderança dos Sateré-Mawé, Amado, segundo a COIAB, lutou durante toda vida pelos direitos indígenas, articulando movimentos, impedindo invasões de territórios, perdas de direitos e sendo voz ativa para seu povo. Durante a pandemia, não parou de se engajar pela resistência, denunciando a retirada de equipes sanitárias pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) em TI’s, como apresentado pela Amazônia Real, e o descaso enfrentado por seu povo na falta de medidas reais para contenção do vírus que, infelizmente, o atingiu.  

O povo Sateré-Mawé, que integra o tronco lingüístico Tupi e habita principalmente a região do médio Rio Amazonas, é um dos 158 povos indígenas afetados pela pandemia. Com Amado, já se contabilizam 7 óbitos ocasionados pelo vírus no povo, segundo o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena. À ele, que lutou até o fim por sua terra e seu povo, permanecem as inúmeras resistências, não só ao vírus que se espalha, mas também contra as inúmeras negligências e contravenções que alagam o governo brasileiro. 

 

Em memória de Amado e em sentimento à sua família e ao povo Sateré-Mawé.

 

 

FONTES

Foto em Destaque: Danilo Melo/Foto Amazonas/Amazônia Real
Foto da Galeria: Danilo Melo; 

 

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

https://coiab.org.br/conteudo/nota-de-pesar—amado-menezes-filho-1602877781019×100448009069264900?fbclid=IwAR2FHU31LrThI-ngiLzG-6CGycB_QQ0m2Q4clO_c3XdASVQPqH8lmFQwBFE

 

Amazônia Real 

https://amazoniareal.com.br/povo-satere-mawe-perde-sua-maior-lideranca-o-tuxaua-geral-amado-menezes-16-10-2020/

Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena

https://emergenciaindigena.apiboficial.org/dados_covid19/

Povos Indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Sater%C3%A9_Maw%C3%A9

 

Colaboração:  Letícia Silva e Pires, graduanda em Ciências Sociais (UFMG).