Adolescente Yanomami, 15

Yanomami

Um adolescente de 15 anos, do povo Yanomami, faleceu na cidade de Boa Vista (RR), no dia 09 de abril de 2020. Ele morava numa aldeia às margens do rio Uraricoera, região de entrada para parte dos milhares (estimados em 25 mil) de garimpeiros ilegais que, hoje, exploram ouro dentro da Terra Indígena Yanomami (AM/RR). Segundo a agência de notícia “Folha de São Paulo”, o jovem indígena estava nesta região quando seu estado de saúde piorou e ele foi transferido para a capital Boa Vista.

Esse caso aumentou a apreensão dos Yanomami. Entre os anos de 1960 e 1980, sua terra foi massivamente invadida por garimpeiros, o que resultou na morte de cerca de 15% da população indígena, sobretudo em decorrência de doenças como o sarampo. Essa tragédia foi contatada no livro “A queda do Céu”, de Bruce Albert e David Kopenawa.

Atualmente, com o preço do ouro em alta e a promessa do presidente Jair Bolsonaro de legalizar o garimpo dentro de terras indígenas, a invasão do território yanomami voltou a crescer assustadoramente!

Pela agência de notícias “Amazônia Real” ficamos sabendo que o adolescente yanomami vítima da Covid-19 nasceu na Comunidade de Helepe, na Terra Indígena Yanomami, em 02 de março de 2005. Ele estudava o ensino fundamental em uma escola da Comunidade Boqueirão, na Terra Indígena Boqueirão, dos povos Macuxi e Wapichana, no município de Alta Alegre, no norte de Roraima.

Ainda segundo a “Amazônia Real”, o adolescente passou 21 dias com os sintomas da doença, buscando por atendimento de saúde e não foi submetido no início da doença ao teste para Covid-19. Ele chegou a receber alta do Hospital Geral de Roraima. As internações aconteceram no período de 18 de março a 3 de abril e demostraram uma imensa fragilidade no sistema da saúde indígena. O diagnóstico da doença Covid-19 só foi confirmado no estudante yanomami no último dia 7 de abril, dois dias antes de sua morte.

Foto em Destaque: Edgar Kanaykõ (Instagram: @edgarkanayko)

Fontes
Amazônia Real: http://bit.ly/2M30fbYO  
Folha de São Paulo: http://bit.ly/36zf7YY